segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

No lugar de paredes, portais


Como já disse muito sabiamente Paulo Coelho, "escrever é um ato de valentia". É compartilhar seus sentimentos, sua angústias, seus medos e desejos. É compartilhar percepções, ideias, sonhos e frustrações. É abrir a alma àqueles que o lêem, mostrando-se por detrás dos véus que encobrem todo ser. É deixar de lado a timidez, o medo do fracasso e da vergonha, colocando-se de peito aberto diante da multidão, permitindo que te leiam tal como és. Que coragem!


Só de pensar em sentar e escrever, no intuito de publicar o resultado, me dá um frio na espinha, vem aquela insegurança cretina sobre ser capaz de fazer isso. E o sendo, sobre a utilidade de fazê-lo. Por que alguém leria aquilo que escrevo? Tem tanta gente boa por aí, por que os meus textos, minhas ideias e questões seriam interessantes a alguém? Mais além, a que almas falaria a minha alma?


É nessas horas em que me deparo com a minha pior inimiga: eu mesma. Minha crítica mordaz se aplica a mim mesma, e o feitiço vira contra o feiticeiro. Quem critica, não cria. Aí pronto, bate o bloqueio, resultado do auto boicote. Que horror! Por que alguém faria isso consigo mesmo? Freud provavelmente explica… Agimos de formas muitas vezes incompreensíveis, carentes de sentido ou razão. E é preciso voltar-se para dentro de si, buscando em que buracos residem as travas que impedem o avanço, aquelas poeiras que jogamos para debaixo dos tapetes internos, esperando não ter de lidar com elas.


Entendido que preciso abrir passagens nas muralhas que eu mesma criei para proteger meu mundo, decidi: vou criar um blog. Nele, posso publicar minhas ideias, meus escritos. Posso abrir as janelas da minha alma a quem tenha comigo a trocar. Um primeiro passo numa nova direção - e como bem vivenciei nos últimos meses, a caminhada se faz no primeiro passo dado. Decisão tomada, a procrastinação. Não sei mexer num blog. Que título dar a ele? O que escreveria, afinal? Blá, blá, blá. Mera enrolação, puro medo de começar. Na maioria das vezes, o primeiro passo é o mais difícil.


Cá estou, então. Blog criado, primeiro texto escrito. Agora, só falta publicar. E lá vou eu, botar a cara a tapa. Sem mais, mais.

9 comentários:

  1. Farei das palavras de nosso tão amado Mago, as minhas também. Elas refletem o que eu sinto vendo esse (lindo, promissor e mágico) passo sendo dado.
    "Entre os Antigos, Entusiasmo significa transe, arrebatamento, ligação com Deus. O Entusiasmo é Ágape [amor que nos devora] dirigido a alguma idéia, alguma coisa. Todos nós já passamos por isto. Quando amamos e acreditamos do fundo de nossa alma em algo, nos sentimos mais fortes que o mundo, e somos tomados de uma serenidade que vem da certeza de que nada poderá vencer nossa fé. Essa força estranha faz com que tomemos as decisões certas, na hora exata,e quando atingimos o nosso objetivo ficamos surpresos com nossa própria capacidade. Porque, durante o Bom Combate, nada mais tem importância, estávamos sendo levados através do Entusiasmo até nossa meta." - Paulo Coelho em "O diário de um mago". Que todos os deuses te abençoem, e que seus sonhos sejam sempre cheios de luz. Te amo e sou sua fã! Ju

    ResponderExcluir
  2. criei um blog só pra poder postar aqui quando eu quiser! Mas sem conteúdo,
    isso eu deixo com vc! ;) Ass: Julie Marie

    ResponderExcluir
  3. hey baby, meu baby...
    sinto exatamente isso, mas não só no momento de me expor por meio das palavras; mas em quase tudo que sinto vontande e que dentro de mim, alguma "eu mesma" me "autoboicota".
    Acho que talvez seja a mania de criticar (não no sentido ruim da palavra) os outros que me faz ser tão crítica comigo mesma. Por isso o medo do start.
    Amei a iniciativa,
    da sua amiga e fã
    sister
    amo você

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Que coragem! Ficam meus mais sinceros desejos de sucesso e realizações nessa caminhada. Para não dizer que sabia, deixo o meu "sempre soube"...

    ResponderExcluir
  5. eis aqui uma alma à qual a sua alma fala.

    siga sempre se realizando no mundo, sem deixar que o mundo se realize em voce!

    Bjs Rapha!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Pequena Notável!
    Sucesso e vou te seguir.
    Quem sabe um dia posto algo tb?

    ResponderExcluir
  7. Isa,

    Inspirador e refrescante o seu blog. Parabéns, voce tem muito talento.
    Vá em frente.
    Bjs, Garin

    ResponderExcluir